Inhalt

Panorama universitário & Informações gerais sobre cooperações

Studierende auf dem Gang einer Hochschule.
© DAAD / Himsel / Ausserhofer

Universidades alemãs mantêm grande diversidade de convênios com universidades de outros países. Esses acordos de cooperação fomentam o intercâmbio acadêmico de estudantes e professores, assim como a implementação de projetos científicos conjuntos. Existe um grande potencial para a criação de novas cooperações em diferentes campos da ciência.

As universidades alemãs: parceiros fortes de cooperação

A Alemanha é um dos locais de estudos mais atraentes mundo afora. As universidades alemãs são reconhecidas parceiras de cooperações, em especial por meio de seu alto potencial de inovação, sua tradição secular e seu foco na internacionalização.

O sistema universitário alemão é bastante diverso. Existem três tipos de instituições de ensino superior: as universidades, as universidades de ciências aplicadas com enfoque na pesquisa e nas áreas de artes e música (Kunst- und Musikhochschule). A grande maioria das universidades são financiadas por recursos públicos e por isso estão submetidas a mecanismos estatais de controle de qualidade. Mais informações no portal Higher Education Compass (Hochschulkompass.de).

Passos para estabelecer uma cooperação com universidades alemãs

Passo 1: Definição dos objetivos de cooperação por parte da universidade brasileira

Ao iniciar o trabalho conjunto deve-se determinar os objetivos da cooperação. Pode-se começar definindo:

– as áreas de conhecimento que serão englobadas, observando-se as áreas comuns entre as duas instituições.

– o nível acadêmico a ser incluído, ou seja, graduação, pós-graduação, doutorado e docência.

– as metas a serem alcançadas, tais como aumento de estudantes/pesquisadores alemães em sua instituição ou vice-versa, complementação de programas de estudos com disciplinas ministradas a partir de plataformas on-line nas universidades alemãs, colaboração em projetos de pesquisa etc.

– os contatos já existentes com a universidade de interesse na Alemanha, como parcerias já concluídas, visitas ou estadias já realizadas por estudantes, pesquisadores ou professores.

– o período planejado de execução da cooperação.

Por fim, é importante estabelecer os objetivos individuais de cada cooperação, que se pretende estabelecer com instituições de ensino superior (alemãs), a fim de oferecer um projeto de trabalho conjunto mais atraente.

Passo 2: Identificação de parceiros potenciais na Alemanha

Há diversas maneiras de encontrar o parceiro mais adequado para a cooperação. Por exemplo, buscar contribuições de pesquisadores alemães nas revistas científicas de sua área de interesse, o que pode resultar em um primeiro contato. Além disso, identificar em sua instituição ex-bolsistas do DAAD ou egressos da universidade alemã de seu interesse, aproveitando os contatos já estabelecidos por esses acadêmicos.

Outra opção é o uso de mecanismos de busca na web, como, por exemplo:

  • Hochschulkompass: Informações e links para todas as instituições de ensino superior públicas ou reconhecidas pelo Estado  sobre estudo, pesquisa e cooperação internacional.
  • Research Explorer: Diretório criado pela Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) e pelo DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) em conjunto com o Conselho de Reitores Universitários (HRK), com mais de 23 mil universidades alemãs e outras instituições de pesquisa.
  • Study in Germany: Portal do DAAD e do Ministério Alemão de Educação e Pesquisa (BMBF) com informações sobre possibilidades de estudo, direcionado a estudantes estrangeiros.
  • Research in Germany: Informação para promoção da inovação e pesquisa na Alemanha. Oferece uma ideia sobre o sistema alemão de pesquisa e possíveis oportunidades de financiamento nessas áreas.

Passo 3: Contato com as universidades alemãs

  1. Identificar a pessoa encarregada da assessoria internacional, o pesquisador com quem deseja estabelecer contato ou o professor da faculdade desejada.
  2. Redigir um e-mail em inglês ou alemão, no qual será apresentada a instituição brasileira, informando os interesses na cooperação com o parceiro alemão e especificando claramente os objetivos que se pretendem alcançar com o trabalho conjunto.
  3. Manter o contato com a instituição, a fim de planejar os desdobramentos do processo que resultará no convênio.

Buscar financiamento

O DAAD oferece ampla oferta de possibilidades para estabelecer ou fomentar a colaboração entre universidades brasileiras e alemãs, tanto em nível individual, quando em nível institucional.

Mais informações: daad.de-Projektförderdatenbank (apenas em alemão).

Anúncios de universidades alemãs

Be part of the transition to the future shape of energy

Join our English-taught Bachelor of Science in Energy Systems Engineering and Management!

Mais

Truly international – Study at ESB Business School!

Do you want to study in the heart of Germany, Europe’s strongest and most dynamic economy? Come to ESB Business School at Reutlingen University!

Mais

Kick-start your future career in Financial Management at Coburg Univer...

If you are interested in management and finance our premium MBA program Financial Management could be just right for you! The program features an optional Dual Degree from UniSC Australia and a Bloomb...

Mais

Boost your career skills with online courses from Freie Universität Be...

Enhance key competencies in communication, leadership, diversity, and sustainability. Gain practical knowledge for your (future) job and a certificate from Freie Universität Berlin.

Mais
1/4

Contato

Captura de tela do mapa com indicação da localização do DAAD