Inhalt

DAAD promove seminário sobre direitos humanos em Porto Alegre

© DAAD Brasil

Em mais um evento comemorativo do aniversário de 50 anos do DAAD no Brasil, Porto Alegre (RS) foi palco do seminário “A universalidade dos direitos humanos como ponte entre continentes: Desafios e perspectivas” (Die Universalität der Menschenrechte als Brücke zwischen Kontinenten: Herausforderungen und Perspektiven) no dia 10/11/2022.

O seminário foi realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em parceria com o Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA), e contou com a participação de diversos pesquisadores e pesquisadoras proeminentes no campo dos Direitos Humanos, em palestras e mesas-redondas. Entre eles, esteve a Profa. Dra. Angelika Nußberger, diretora da Academia para a Proteção dos Direitos Humanos Europeus da Universidade de Colônia, que foi a Porto Alegre especialmente para o seminário. De 2011 até 2019, ela foi juíza da Corte Europeia de Direitos Humanos, tendo atuado como vice-presidente de 2017 a 2019.

Auditório lotado na abertura do seminário de 50 anos do DAAD Brasil na PUCRS© Fabíola Gerbase

A visita da Dra. Nußberger a Porto Alegre foi registrada pelo colunista do jornal Zero Hora Rodrigo Lopes, que publicou uma entrevista com a professora intitulada “ ‘A polarização está ligada à intolerância’, diz diretora de instituição de proteção aos direitos humanos na Alemanha”. Confira a entrevista aqui ou no site do veículo (para assinantes).

A pesquisadora alemã abordou em sua palestra o tema “Os direitos humanos como sinal de progresso e razão: uma ilusão?”. Na sequência foi feito o lançamento da tradução em português do livro “Os direitos humanos”,  da Dra. Angelika Nußberger, e a apresentação da publicação comemorativa do jubileu do DAAD Brasil, “Com a palavra, os saberes: histórias de quem constrói pontes entre as academias brasileira e alemã”.

Após os lançamentos, o público acompanhou a fala do keynote speaker brasileiro, o Prof. Dr. Guilherme Leite Gonçalves, professor de Sociologia do Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Ele apresentou “Uma análise da universalidade dos direitos humanos a partir da perspectiva do Sul Global”.

A parte da tarde reservou um momento para o debate em torno de um tema que rendeu grande participação do público presente: a mesa-redonda sobre o “Direito fundamental à educação: enfrentamento ao racismo e políticas afirmativas” reuniu a Profa. Dra. Alba Cristina Couto dos Santos Salatino, assessora de Relações Étnico-Raciais do IFRS; o Prof. Dr. Lúcio Almeida, professor da Faculdade de Direito da UFRGS; o Dr. Jochen Hellmann, diretor do DAAD Brasil; e o o Prof. Dr. Guilherme Leite Gonçalves. A moderação da mesa foi feita pela Profa. Dra. Claudia Lima Marques, diretora da Faculdade de Direito da UFRGS e diretora do CDEA. No debate entre os participantes, foi constatada a grande necessidade de criação de mais políticas públicas para o enfrentamento ao racismo acadêmico. Uma das questões levantadas pelos pesquisadores foi a dificuldade financeira vivenciada por estudantes universitários cotistas, já que, após o acesso ao ensino superior, surge o problema dos custos para se manter no curso. O Prof. Gonçalves, por exemplo, apresentou um estudo sobre o alto grau de endividamento desses universitários ao fim da formação.

Os integrantes da mesa-redonda sobre o “Direito fundamental à educação: enfrentamento ao racismo e políticas afirmativas”: Prof. Dr. Guilherme Gonçalves, Profa. Dra. Alba Salatino, Dr. Jochen Hellmann, Profa. Dra. Claudia Lima Marques e Prof. Dr. Lúcio Almeida© Fabíola Gerbase

Durante o seminário, mestrandos e doutorandos apresentaram pôsteres relacionados aos direitos humanos, que foram selecionados em edital especial do seminário e aberto a pesquisadores dos cursos de Antropologia, Arquitetura, Direito, Filosofia, História, Letras, Pedagogia, Política, Sociologia e Relações Internacionais. Os vencedores ganharam um kit do DAAD e do CDEA, além de ter a pesquisa apresentada como parte da programação do seminário.

No evento também foram apresentadas oportunidades de bolsas de estudo e pesquisa na Alemanha e a equipe do DAAD tirou dúvidas sobre os programas no estande informativo durante o coffee break. Para encerrar o dia, o evento contou com uma apresentação musical de Cosmas Grieniesen.

Confira a programação completa!

SERVIÇO
Data | 10 de novembro de 2022, das 9h30 às 17h30
Local | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Auditório do Prédio 9
Escola de Humanidades da PUCRS e Salão do Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA)

Anúncios de universidades alemãs

Boost your career skills with online courses from Freie Universität Be...

Enhance key competencies in communication, leadership, diversity, and sustainability. Gain practical knowledge for your (future) job and a certificate from Freie Universität Berlin.

Mais

Kick-start your future career in Financial Management at Coburg Univer...

If you are interested in management and finance our premium MBA program Financial Management could be just right for you! The program features an optional Dual Degree from UniSC Australia and a Bloomb...

Mais

Be part of the transition to the future shape of energy

Join our English-taught Bachelor of Science in Energy Systems Engineering and Management!

Mais

Truly international – Study at ESB Business School!

Do you want to study in the heart of Germany, Europe’s strongest and most dynamic economy? Come to ESB Business School at Reutlingen University!

Mais
1/4

Contato

Captura de tela do mapa com indicação da localização do DAAD