Com as tecnologias de rede e informação cada vez mais presentes nas nossas vidas, multiplicam-se as possiblidades de se aprender uma língua. E o melhor: sem nem precisar sair de casa. A internet é uma fonte inesgotável de materiais — alguns de excelente qualidade e outros nem tanto. Para facilitar sua busca e seus estudos, separamos aqui algumas das fontes mais indicadas para aprimorar seu alemão. Dividimos essas fontes em dois grupos: 1) Materiais institucionais, representando o governo alemão e com qualidade garantida; e 2) Sites livres, responsáveis por seu próprio conteúdo, com boa variedade.

Fontes institucionais

Perfis oficiais

O DAAD tem parceria com diversas instituições e profissionais que são professores certificados de alemão. Um exemplo é o caso dos nossos professores visitantes (Lektor*innen) — alemães e alemãs que lecionam nas universidades brasileiras e produzem material de qualidade (disponível online). Você pode conhecer um pouco mais o trabalho deles nestes perfis do Instagram: @daadusp, @culturaalemafortaleza, @ceg_ufpa.

Goethe-Institut

O Goethe-Institut é o centro de cursos e instituto cultural oficial da Alemanha, presente não só nas filiais distribuídas pelo Brasil, mas também no ambiente virtual. O instituto disponibiliza online material de excelente qualidade e totalmente gratuito! Saiba mais aqui.

Deutsche Welle

A Deutsche Welle é uma conhecida empresa pública de radiodifusão da Alemanha, que dedica uma parte de seu conteúdo online exclusivamente ao ensino de alemão. A oferta de material e cursos gratuitos é bem abrangente, englobando desde os mais iniciantes (nível A1) até os alunos avançados (nível C). No site da DW você encontrará opções de cursos de alemão em português para os diferentes níveis de domínio do idioma. Saiba mais aqui.

Outras fontes

A internet tem uma quantidade imensa de material para estudar línguas do mundo todo. Ainda que a qualidade não seja sempre garantida, o valor das fontes livres não deve ser subestimado. Pensando em estimular a aprendizagem do alemão, a equipe do DAAD gostaria de indicar algumas dessas fontes e portais:

  • O portal deutschland.de lista cinco canais para o aprendizado do alemão no YouTube.
  • O Alumniportal Deutschland reúne dicas para aprender o idioma com diversos conteúdos online: vídeos, textos, áudios e exercícios interativos para todos os níveis, incluindo uma seleção de canais no YouTube.
  • A editora alemã Schubert disponibiliza exercícios da língua e material sobre gramática para os níveis A1 até o C2.