Aprender alemão no Brasil

Goethe-Institut
O Goethe-Institut é o centro de cursos e instituto cultural oficial da Alemanha, cuja missão central é promover o conhecimento da língua alemã mundo afora e promover a cooperação cultural internacional. Existem algumas filiais distribuídas pelo Brasil. Outras opções para o aprendizado do alemão são as sociedades culturais, como as de Belém, Blumenau, Fortaleza, Joinville, Recife e Santa Maria. Além das sedes do Goethe-Institut no Brasil, outras instituições são credenciadas para aplicar os exames de proficiência de alemão.
Exames de proficiência
É cada vez mais comum que as instituições de ensino superior alemãs exijam testes de proficiência de alemão. O TestDaF é um exame linguístico de nível avançado, mais comumente exigido pelas universidades alemãs para alunos regularmente matriculados. Engloba os níveis B2 e C1 da escala de seis níveis do Quadro Europeu Comum de Referência de Línguas (QECR). Acesse aqui a ferramenta de busca de locais credenciados para realização do TestDaf. Neste link é possível acessar a lista de exames aplicados pelo Goethe-Institut no Brasil.
Já o onSET é um teste de nivelamento online da língua alemã, feito por meio do preenchimento de lacunas, que segue o formato C-Test. Ele avalia a competência linguística e é indicado para nivelar o grau de aprendizado da língua alemã. No Brasil, há 25 instituições licenciadas para sua aplicação (a lista de dias e locais de prova deve ser consultada no próprio site do onSET). O teste também é oferecido pelos professores visitantes do DAAD, que atuam em diferentes universidades federais pelo Brasil.
Cursos livres em universidades brasileiras
Também é possível encontrar cursos livres de línguas estrangeiras, incluindo o alemão, em mais de 50 universidades brasileiras, como por exemplo na UFF (Universidade Federal Fluminense), USP (Universidade de São Paulo), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), UFPA (Universidade Federal do Pará), UNB (Universidade de Brasília), UFC (Universidade Federal do Ceará) e UFES (Universidade Federal do Espírito Santo). Verifique na sua universidade se há oferta e disponibilidade de vagas em cursos desse tipo.
Idiomas sem Fronteiras – Alemão
O programa Idiomas sem Fronteiras – Alemão, desenvolvido pelo MEC em parceria com o DAAD, foi lançado em 2016 e atendeu mais de 3.800 estudantes. Atualmente, o IsF está ligado à Rede Andifes. Os cursos de alemão são oferecidos nas modalidades online ou presencial em oito universidades federais e duas universidades do Estado de São Paulo. Para se inscrever, é necessário estar vinculado(a) a uma das instituições participantes.
Confira aqui a lista de março de 2025 de instituições participantes no IsF.
German Teaching Assistants (GTA)
O programa German Teaching Assistants (GTA) é coordenado pelo DAAD em parceria com a Capes e prevê a vinda de graduandos alemães da área de germanística para fortalecer o ensino de alemão nas universidades brasileiras. São lançados editais regulares para a seleção de instituições de ensino superior brasileiras que desejam receber de assistentes de ensino de língua alemã por até quatro anos.
O programa GTA busca contribuir para ampliar o acesso ao estudo do idioma alemão para a comunidade acadêmica e assim estimular o processo de internacionalização das universidades brasileiras, além de aprimorar os cursos de bacharelado e/ou licenciatura em Letras, Língua Alemã e outros cursos de Letras das instituições. Saiba mais no site da Capes.