Em 2022 o DAAD chega a uma marca redonda no Brasil e celebra 50 anos de atividades certo de que seu principal feito nesse tempo é mais difícil de precisar: são inúmeras pontes construídas entre Brasil e Alemanha nas diversas áreas do conhecimento. Seja por meio de bolsas individuais ou fomento a projetos conjuntos de pesquisa, desde 1972 o DAAD fortalece a ciência, impulsiona a cooperação acadêmica e transforma anualmente a trajetória de mais de mil brasileiros. Como a ponte mais interessante é aquela que funciona como uma via de mão dupla, nossas bolsas também viabilizam os estudos e a pesquisa de alemães no Brasil.

Para celebrar o jubileu de 50 anos da fundação do escritório regional do DAAD no Rio de Janeiro e do início oficial das nossas atividades no país, estamos preparando eventos nas cinco regiões do Brasil. Começaremos em junho com uma edição especial da Semana DAAD de Janelas Abertas, com dois dias de palestras informativas online e um dia presencial* na nossa sede no bairro de Botafogo, no Rio. A programação, que incluirá universidades e outras agências alemãs, será divulgada neste site e demais canais do DAAD Brasil, como no Instagram e Facebook.

Já o segundo semestre de celebração reserva seminários transdisciplinares com a participação de pesquisadores dos dois países, ex-bolsistas e parceiros do DAAD. A série “50 anos construindo pontes entre Brasil e Alemanha” passará pelas seguintes cidades:

  • Agosto | Brasília       
    Local: Universidade de Brasília (UnB)
  • Setembro | Belém
    Local: Universidade Federal do Pará (UFPA)
    Participação da Casa de Estudos Germânicos (CEG)
  • Outubro | Fortaleza
    Local: Universidade Federal do Ceará (UFC)
    Participação da Casa de Cultura Alemã
  • Novembro | Porto Alegre
    Local: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
    Participação do Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA)

A partir da imagem da ponte, que é o mote do jubileu, cada seminário buscará estabelecer um diálogo entre diferentes áreas do conhecimento. Em breve divulgaremos mais detalhes desses eventos e suas temáticas aqui.

Pioneirismo na América Latina

O escritório do DAAD no Rio de Janeiro foi a primeira representação oficial instituída pela agência na América Latina, fundada pelo pioneiro Friedhelm Schwamborn. Para o atual diretor, Dr. Jochen Hellmann, trata-se de um sinal claro da importância que o DAAD atribui à promoção da mobilidade de cientistas e à cooperação acadêmica com o Brasil:

“Por meio dessa mobilidade – no caso, a verdadeira mobilidade, com uma estadia presencial e o envolvimento no universo científico do país anfitrião – são construídas pontes entre culturas e, no nosso caso, uma ponte sobre o Atlântico entre o Brasil e a Alemanha. Essa imagem é para nós no ano do jubileu uma espécie de guia: em diferentes projetos e eventos a ponte da cooperação deve estar visível. É importante nesse contexto considerar o Brasil como um todo e em sua diversidade, de forma que o olhar da Alemanha sobre o país parceiro não se restrinja às regiões consideradas mais fortes em termos econômicos e acadêmicos – Sudeste e Sul –, mas que se dirija também às instituições no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com grande potencial de parceria com as universidades alemãs. Assim, vamos celebrar com nossos parceiros nas cinco regiões do Brasil”.

Jubileu de 10 anos do DWIH São Paulo

As comemorações incluem, ainda, o jubileu de dez anos da fundação do Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) São Paulo, que faz parte de uma rede global de seis centros, supervisionados pelo DAAD.

Para unir os dois jubileus, será lançada em agosto uma publicação especial bilíngue com depoimentos de nossos ex-bolsistas e parceiros brasileiros e alemães do DAAD Brasil e também do DWIH São Paulo. Nada melhor do que contar a nossa história por meio das experiências e relatos de quem dá sentido ao trabalho das duas instituições.

*A realização presencial dos eventos depende naturalmente das condições da pandemia de Covid-19 e das orientações das autoridades sanitárias.